O CHEGA vai associar-se à terceira alteração do sistema de incentivos à produção de energia a partir de fontes renováveis da Região Autónoma dos Açores – PROENERGIA – por considerar que o Governo está a cumprir com o diploma que foi aprovado na Assembleia Regional.
O deputado José Pacheco disse que “este foi um compromisso assumido perante os Açorianos e o Parlamento. Está a ser cumprido e é isto que precisamos”, destacando que a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, está a cumprir.
Quanto à possibilidade de serem adquiridas baterias para armazenamento de energia – através deste programa – “obviamente que cada um fará as contas, para saber se valerá a pena vender energia à rede ou acumular” para consumo próprio. Ou seja, “quem acha que deve ter baterias, que tenha, quem acha que não deve ter, não tem”, referiu. O parlamentar destacou ainda que este diploma incentiva os Açorianos à auto-produção de energia, havendo assim uma redução da factura energética das famílias.
José Pacheco terminou a sua intervenção deixando um recado para o Governo Regional, tendo em conta as declarações da Iniciativa Liberal acerca do acordo de incidência parlamentar: “em cada medida vamos analisando e o que for bom para os açorianos, votamos a favor”, concluiu.
Horta, 8 de Março de 2023
CHEGA I Comunicação