O Comando Operacional dos Açores (COA) assinalou, no último dia 26 de Fevereiro, 30 anos de existência e de serviço na Região, com destaque para a proximidade que mantém com a população em caso de catástrofe, de salvamento ou de evacuações médicas.
O CHEGA apresentou um voto de congratulação pela passagem de mais um ano daquela estrutura militar e cujas celebrações decorreram em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, com diversas iniciativas e actividades destinadas aos jovens estudantes, mas também aos Açorianos em geral.
O deputado José Pacheco lembrou a importância da missão do COA para com a população Açoriana, destacando as mudanças históricas que foram acontecendo naquela estrutura militar até aos dias de hoje. “A actuação do Exército no apoio às populações em caso de catástrofes naturais – como no caso de sismos e erupções vulcânicas – bem como o papel da Força Aérea e da Marinha nas missões de busca e salvamento no mar ou nas evacuações médicas entre ilhas ou para o continente, são das importantes actividades que o Comando Operacional dos Açores coordena no arquipélago”, destacou.
Elogiando a proximidade que os militares mantêm com a população Açoriana, José Pacheco lembrou a recente actuação no caso da crise sísmica recente em São Jorge ou no Hospital de Campanha que foi instalado na ilha do Corvo enquanto decorrerem as obras em curso no Centro de Saúde local.
O voto de congratulação apresentado pelo CHEGA, pelos 30 anos do Comando Operacional dos Açores, foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa Regional.
Horta, 9 de Março de 2023
CHEGA I Comunicação