CHEGA APOIA SIFROTA PARA AJUDAR NA EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS DOS AÇORES

22

Na discussão do SIFROTA – Sistema de incentivo à renovação das frotas dos operadores de tráfego local dos Açores, apresentado pela Iniciativa Liberal, o deputado José Pacheco assumiu que irá votar a favor desta proposta até que se encontre outra solução para os transportes marítimos na Região. Ou pelo menos até que seja feito um estudo sobre o transporte marítimo nos Açores, já anunciado pelo Governo Regional, para se saber qual o rumo a seguir e que permita aos empresários Açorianos receber e enviar mercadoria, de forma vantajosa para os seus negócios e para a economia dos Açores.

“Estamos a dar passos em frente, num assunto que é sempre possível rectificar o que não estiver bem depois”, explicou o deputado do CHEGA que alertou, contudo, que “não podemos é afundar-nos em estudos, em comissões e as coisas não avançam”.

Para José Pacheco, o estudo sobre o transporte marítimo nos Açores é necessário, “mas temos de começar a ser pro-activos” avançando com uma solução enquanto não há outras perspectivas para o sector. “As pessoas que dependem da aprovação deste diploma ou que dependem das consequências deste diploma, não compreendem que passemos aqui a discutir quem vai ter o mérito do que este diploma vai ser” e entende que apesar das “imperfeições e riscos” que o diploma possa ter, “temos de dar passos em frente e não só nos transportes marítimos”.

Lembrando os apelos que têm surgido dos empresários de algumas ilhas mais pequenas, por exemplo de Santa Maria, que não conseguem escoar devidamente os produtos frescos e perecíveis devido aos transportes marítimos, José Pacheco diz que “parados é que não dá. Começo a ver muita coisa parada e assim não dá”, concluiu.

Horta, 8 de Março de 2023
CHEGA I Comunicação