“As Juntas de Freguesia são os primeiros soldados da batalha e devem ter mais atenção da parte do Governo”, avisa o deputado José Pacheco depois de uma reunião com a Junta de Freguesia da Povoação onde foram abordados vários problemas com que se debate aquela edilidade.
Questões como a falta de habitação, o combate às dependências, bem como a falta de recursos humanos e, principalmente, de recursos financeiros para fazer face às várias necessidades, foram abordadas pelo Presidente da Junta de Freguesia da Povoação, Nilson Vieira. Questões que mereceram toda a atenção do CHEGA, que garantiu que a habitação tem de ser uma prioridade, principalmente nas freguesias mais desertificadas, como forma de manter a população jovem naquelas freguesias.
O deputado José Pacheco referiu ainda que as Juntas de Freguesia devem ter um contacto mais directo com o Governo Regional, para que o trabalho conjunto seja mais profícuo e se consigam dar resposta assertivas e concretas às necessidades de cada freguesia.
“Muitas vezes nem é preciso muito dinheiro, mas é preciso que se apontem caminhos em conjunto para se chegar a boas soluções. Para isso é preciso que haja mais diálogo”, explicou o parlamentar.
“Da parte do CHEGA, vamos empenhar-nos na luta pelas Juntas de Freguesia, que são os primeiros a ser procurados pelos munícipes e que precisam desse apoio”, referiu José Pacheco que lembrou a questão dos programas ocupacionais – dos quais muitas Juntas de Freguesia dependeram durante anos. “Se as Juntas de Freguesia necessitam dessa mão-de-obra – e sabemos que necessitam – mas não a consegue pagar, é preciso arranjar alternativas. As pessoas é que não podem continuar eternamente em programas ocupacionais e sem futuro. Talvez aqui seja necessário também uma maior intervenção do Governo Regional”, reforçou o deputado.
Ponta Delgada, 24 de Fevereiro de 2023
CHEGA I Comunicação