Depois de ter denunciado o encerramento dos CTT em Água de Pau, o deputado José Pacheco teve finalmente a garantia dos CTT que o posto dos correios daquela Vila não vai encerrar e vai passar a funcionar sob a alçada da Junta de Freguesia, a partir do dia 27 de Maio. Situação contrária ao aviso que permanece afixado no posto da RIAC onde ainda funcionam os correios em Água de Pau.
O parlamentar reuniu hoje com Carmen Costa, directora comercial, responsável nos Açores pelos postos dos CTT, que deixou a garantia que os correios vão ser mantidos através de uma prestação de serviços por parte da Junta de Freguesia. Os CTT vão pagar à autarquia pela prestação daquele serviço, assim como facultar formação ao funcionário que irá ser ali colocado, ficando a Junta de Freguesia responsável pelo pagamento do mesmo funcionário.
José Pacheco acredita que as negociações dos CTT com a Junta de Freguesia de Água de Pau só ocorreram depois da denúncia do CHEGA que o posto ia encerrar e explicou que “se essa negociação já estivesse a acontecer, os CTT certamente iriam informar que o serviço ia mudar de local e não que iria fechar tal como consta no aviso e que deixou a população sobressaltada”.
Na reunião, José Pacheco recebeu da parte de Carmen Costa a garantia que os CTT não irão encerrar mais postos nos Açores, explicando que pode, contudo, haver uma mudança de prestadores deste serviço, tal como aconteceu neste caso de Água de Pau e como vai acontecer também na freguesia da Maia, em São Miguel, cujo posto vai abrir a 27 de Maio na Junta de Freguesia.
José Pacheco transmitiu a Carmen Costa não concordar com o facto de ser a Junta de Freguesia a pagar um funcionário para prestar este serviço, lembrando que “este é mais um encargo para as autarquias que, no meu entender, não faz sentido. O pagamento do funcionário deveria ser assegurado pelos CTT, já que este é um serviço de proximidade para servir a população e é essencial”.
Neste sentido, o parlamentar do CHEGA pretende indagar junto da Câmara Municipal da Lagoa quanto vai custar mais este encargo para a Junta de Freguesia de Água de Pau. “Os açorianos precisam de saber quanto custa às suas Juntas de Freguesia pagar um serviço que deveriam ser os CTT a garantir”, disse o deputado.
José Pacheco acredita que os CTT recuaram quanto ao encerramento do posto de Água de Pau depois da denúncia do CHEGA e não concorda que sejam as Juntas de Freguesia a pagar por um serviço que é prestado pelos CTT à comunidade.
O CHEGA já apresentou na Assembleia Regional uma recomendação ao Governo para que intervenha junto da administração dos CTT para que não se encerrem mais postos dos correios nos Açores. O Projecto de Resolução vai ser discutido durante esta semana na sessão plenária de Maio.
Horta, 9 de Maio de 2022
CHEGA I Comunicação