Os deputados do CHEGA Açores visitaram hoje a esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Vila do Porto, onde constataram que, ao contrário de outras esquadras dos Açores, os efectivos vão suprindo as necessidades para a dimensão da ilha. Durante a visita, acompanhada pela Comandante de Esquadra Jéssica Gomes, foi indicado aos parlamentares que houve recentemente um reforço de efectivos para a ilha, inclusive de agentes naturais de Santa Maria.
“É aquilo que o CHEGA sempre tem defendido, que deve ser dada oportunidade aos agentes de autoridade que querem regressar à sua terra natal”, referiu o líder parlamentar, José Pacheco.
O deputado manifestou a sua apreensão com a falta de efectivos nos Açores, onde há esquadras a fechar quando os agentes têm de sair para acudir a ocorrências. “A segurança das populações pode não estar em causa, mas o sentimento de segurança da população está em causa. E, não nos podemos esquecer, que o turismo é uma nova realidade e temos de lhes mostrar que a Região é uma zona segura”, explicou.
No último dia de Jornadas Parlamentares em Santa Maria, aos deputados foi ainda indicado que o parque automóvel da esquadra é relativamente recente, contando com três viaturas, que correspondem às necessidades da ilha.
Perante uma esquadra inaugurada em 1995, bem dimensionada para a população local e efectivos existentes, a degradação do edifício já é visível, merecendo já algumas obras de requalificação. “Esta esquadra é quase uma excepção àquilo que temos encontrado por todas as ilhas dos Açores. Mas, um edifício público é como a nossa casa: se não tiver manutenção, se não for pintada, retelhada, etc, acaba por decair e depois é muito mais difícil de reabilitar”, explicou o parlamentar.
Vila do Porto, 28 de Agosto de 2024
CHEGA I Comunicação