InícioParlamentoINCENTIVOS À MOBILIDADE ELÉCTRICA E À EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DEVEM SER REPOSTOS

INCENTIVOS À MOBILIDADE ELÉCTRICA E À EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DEVEM SER REPOSTOS

Actualmente estão suspensas as candidaturas ao programa PROENERGIA e aos incentivos à mobilidade eléctrica, mas a actual subida abrupta de combustíveis e consequente aumento do custo de vida, torna-se imprescindível que sejam repostos os referidos incentivos e a sua plena execução das verbas já inscritas no Plano e Orçamento. Foi neste sentido que surgiu a proposta do PS – que acabou aprovada por maioria – para a “reposição imediata dos incentivos à eficiência energética e à mobilidade eléctrica.
O deputado José Paulo Sousa explicou que a actual instabilidade mundial gera incerteza e preocupação, “porque ninguém sabe até onde irão estes aumentos, nem quanto irão pesar no orçamento de cada família e de cada empresa na nossa Região”.
Neste sentido torna-se fundamental que se retome o programa PROENERGIA, por considerar que se trata de “um instrumento essencial para apoiar as famílias na redução da fatura energética, através do investimento em soluções como a produção de energia eléctrica ou sistemas de aquecimento de águas, contribuindo também para reduzir, a médio prazo, a dependência da Região face aos mercados energéticos internacionais”.
Já no que diz respeito à mobilidade eléctrica, José Paulo Sousa afirmou que apesar de não ser “uma solução mágica nem isenta de desafios, a verdade é que pode representar um contributo relevante para a redução do consumo de combustíveis fósseis, visto que temos uma crescente produção de energia renovável na nossa Região com potencial para crescer ainda muito mais”.
O parlamentar destacou, por isso, a contradição que importa corrigir: “os incentivos existem, estão previstos, mas encontram-se suspensos”.

Horta, 20 de Março de 2026
CHEGA I Comunicação

RELATED ARTICLES

Deixe um comentário

Most Popular

Recent Comments