CHEGA DENUNCIA FALTA DE RECURSOS HUMANOS E FINANCEIROS NA UNIDADE DE SAÚDE DAS FLORES

104

O deputado do Grupo Parlamentar do CHEGA Açores, José Paulo Sousa, esteve reunido com o Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha das Flores, que se queixa de sub-orçamentação, face às despesas que tem mensalmente.

Os responsáveis pela Unidade de Saúde de Ilha das Flores indicaram ao deputado do CHEGA que o acréscimo de despesas não tem tido acompanhamento no Orçamento transferido para a Unidade de Saúde. Por exemplo, explicaram, o trabalho suplementar – que em 2023 representou 97 mil euros – deverá ter um acréscimo 29% – devendo representar 125 mil euros.

A Unidade de Saúde de Ilha transmitiu ainda ao CHEGA a falta de recursos humanos – principalmente enfermeiros e médicos especialistas – que coloca grandes constrangimentos no atendimento dos doentes.

Problemas com um parque automóvel obsoleto, bem como a necessidade de uniformização de software entre todas as unidades de saúde da Região e os hospitais, foram outras das denúncias feitas pela Unidade de Saúde de Ilha.

“Queremos um serviço de saúde com qualidade para os Florentinos, mas para isso, e antes de tudo mais, temos de ter trabalhadores satisfeitos e que vêem reconhecido o seu esforço”, refere José Paulo Sousa que entende que devem ser dados incentivos para os profissionais de saúde se fixarem na ilha.

A ilha das Flores “tem condicionantes singulares que requerem uma atenção superior, para conseguir contratar, reter e manter realizados os trabalhadores da Unidade de Saúde. O sistema de incentivos tem de ser alargado a enfermeiros e outros profissionais de saúde e pode ser implementado de várias formas, tanto a nível pecuniário, como a nível habitacional e por aí além”, destacou o parlamentar.

Santa Cruz das Flores, 27 de Junho de 2024
CHEGA I Comunicação