O CHEGA subscreveu a primeira alteração do Estatuto da Carreira Docente, por forma a ultrapassar uma situação que deixava de fora cerca de 200 docentes no reposicionamento da carreira.
A urgência para análise deste diploma foi aprovada hoje na Assembleia Legislativa Regional, passando esta alteração do Estatuto da Carreira Docente a ser analisada em comissão parlamentar.
O líder parlamentar do CHEGA, José Pacheco, lembrou que existia uma lacuna na lei – que deixava de fora docentes que nem foram abrangidos pela legislação que estabeleceu a primeira fase de descongelamento da carreira, nem pela segunda fase de descongelamento, sem contar três anos de serviço – que foi agora detectada e resolvida com esta alteração.
“Não se consegue resolver no imediato, mas fica já o compromisso para que se resolva e saúdo que haja vários partidos a assumir este compromisso em prol dos professores”, declarou José Pacheco.
O parlamentar voltou a referir a importância de se criarem melhores condições para haver bons profissionais, relembrando que o actual Estatuto da Carreira Docente poderá levar a que centenas de professores abandonem a Região, uma vez que o continente já conseguiu desbloquear esta situação e agora se apresenta com melhores condições do que os Açores.
“Da minha parte e da parte do CHEGA, temos o sentimento de dever cumprido e gostei de ver que noutros partidos também há essa vontade de querer melhorar”, concluiu o parlamentar.
Horta, 13 de Junho de 2024
CHEGA I Comunicação