CHEGA NA APRESENTAÇÃO DO PROJECTO CUSTODIAN NA TERCEIRA

352

Os deputados Francisco Lima e Hélia Cardoso, em representação do Grupo Parlamentar do CHEGA, marcaram presença na apresentação do projecto “Custodian – Sensory Network Platform for Sustainable Fishing”, que decorreu no TERINOV, na ilha Terceira.

Um projeto que resulta de um consórcio internacional liderado pela SOLVIT, em parceria com o AIR Centre, o TERINOV, a Lotaçor, a Docapesca, o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, a UAVISION e a Universidade Técnica Nacional da Noruega (NTNU), financiado pelo Programa Crescimento Azul dos EEA Grants.

Na ocasião o gerente da empresa SOLVIT, Nuno Cota, salientou que este projecto é uma solução integrada, que permite não só redução da poluição marinha e a diminuição dos custos financeiros associados à perda dos aparelhos de pesca, como permite ter a bordo um sistema comunicações alternativo a rede GMS, contemplando ainda a possibilidade de ser estabelecida uma solução interactiva com as diferentes lotas. Algo que irá permitir ao pescador poder optar pela melhor oferta, fazendo assim aumentar o seu rendimento por via da redução do tempo associado à localização dos aparelhos de pesca, da perda dos mesmos e pela valorização do pescado.

Este sistema foi desenvolvido através de diversas parcerias, nomeadamente associações de pesca locais e regionais, pescadores, investigadores e empresas, no sentido de ser promovida a digitalização marítima e uma melhor gestão dos recursos marinhos, da redução da poluição e do desenvolvimento sustentável.

O Custodian é um projecto cuja concepção e desenvolvimento usou tecnologia totalmente portuguesa. De acordo com o gerente da empresa, este produto é inovador e é intenção da empresa exportar para outros mercados.

O CHEGA associa-se a estas iniciativas que integram toda a cadeia de valor, nomeadamente os principais potenciais beneficiários com o projecto: o pescador e a preservação do ambiente.

Angra do Heroísmo, 24 de Abril de 2024
CHEGA I Comunicação