Os deputados do CHEGA eleitos pela ilha Terceira, Francisco Lima e Hélia Cardoso, reuniram com a Associação Praiense e Angrense dos Armadores e Apanhadores (APAAP), a pedido desta, tendo-se inteirado de algumas dificuldades e problemas com que se debatem os profissionais que defendem.
Sendo uma Associação recente, os dirigentes reclamam a cedência de dois espaços, um na Praia da Vitória – para instalação da sede – e outro em Angra do Heroísmo – para instalação de uma delegação – para poderem prestar um serviço de maior proximidade aos associados.
Aos deputados Francisco Lima e Hélia Cardoso, a APAAP defendeu uma revisão urgente das actuais zonas de reservas de lapas, alegando que o actual modelo de gestão das mesmas promove uma sobrecarga da faina na costa Sul da ilha, onde existe menor abundância da espécie e onde o acesso é mais fácil, em contradição à costa Norte, onde o acesso é mais difícil e onde, naturalmente, a população de lapas estará mais protegida.
Outra das reivindicações da APAAP prende-se com a necessidade de auditorias a todas as Associações de Pescadores, para que se garanta a devida aplicação de apoios recebidos pelas mesmas. Além disso, os responsáveis da Associação Praiense e Angrense dos Armadores e Apanhadores defendem que seja feito o levantamento urgente do estado de conservação de todas as gruas existentes nos portos de pesca da Região, para que se consiga aferir se as reparações e manutenções estão a ser feitas devidamente.
Os deputados do CHEGA eleitos pela ilha Terceira mostraram-se disponíveis para ajudar a APAAP na resolução de alguns dos problemas identificados, garantindo que irão levar à Assembleia Legislativa Regional algumas das preocupações da Associação.
“Algumas das reivindicações que a APAAP nos apresentou, são questões que o CHEGA também tem levantado e que tem, até, feito eco na Assembleia Legislativa Regional”, referiu o deputado Francisco Lima.
Por exemplo, os apoios concedidos às Associações de Pescadores “devem ser fiscalizados, para confirmar se são devidamente aplicados ou se são usados para outros fins”, identificou o parlamentar que lembrou que o CHEGA tem sido bastante incisivo na questão das gruas, que estão constantemente avariadas e a necessitar de manutenção.
Praia da Vitória, 25 de Março de 2024
CHEGA I Comunicação