CHEGA DENUNCIA FALTA DE ESCOAMENTO DE PESCADO NAS FLORES

184

O deputado do CHEGA Açores, José Paulo Sousa, denunciou hoje a falta de escoamento de cerca de uma tonelada de pescado que está armazenada na lota de Santa Cruz das Flores, por falta de capacidade de carga da SATA.

Uma situação que não é nova e que tem causado diversos constrangimentos aos pescadores Florentinos, que se vêem impedidos de receber justamente pelo seu trabalho. A situação é grave uma vez que o pescado armazenado perde valor, o que acaba por se reflectir num valor mais baixo pago aos armadores nas vendas em lota seguintes, causando elevadas perdas de rendimentos dos armadores e pescadores.

O deputado José Paulo Sousa lamentou a situação e acredita que será “um mau presságio para a época alta que se aproxima nos próximos meses, em que os voos estão lotados, diminuindo drasticamente a capacidade de carga de mercadorias, como o pescado”.

José Paulo Sousa, que recebeu a denúncia de pescadores e armadores Florentinos, classificou como “angustiante” ver a situação dos pescadores “por falta de capacidade nos voos da SATA”.
O parlamentar lembrou a promessa do Governo Regional, em 2022, que anunciou um avião cargueiro para ajudar a escoar os produtos frescos, onde se inclui o pescado, mas que nunca se concretizou. “É um momento desafiador e a falta do avião cargueiro prometido para os Açores é mais sentida do que nunca”, reforçou o deputado do CHEGA.

O Grupo Parlamentar do CHEGA já fez chegar aos serviços da Assembleia Legislativa Regional um requerimento, questionando o Governo Regional dos Açores acerca das dificuldades de escoamento de pescado nas Flores e também sobre a entrada em funcionamento do prometido avião cargueiro para a Região
.
Santa Cruz das Flores, 28 de Fevereiro de 2024
CHEGA I Comunicação