CHEGA LAMENTA FALTA DE RESPOSTAS DO GOVERNO AOS BOMBEIROS PROFISSIONAIS DOS AÇORES

25

O CHEGA esteve hoje novamente reunido com os representantes regionais da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, depois de há um ano terem apresentado ao deputado José Pacheco várias reivindicações para melhorarem a situação profissional dos soldados da paz.

Mais de um ano depois da primeira reunião, e depois do CHEGA ter apresentado na Assembleia Legislativa Regional um Decreto Legislativo Regional para a integração de um representante daquela Associação no Conselho Regional de Bombeiros – que foi chumbado – e ter enviado um requerimento ao Governo sobre o mesmo assunto, nenhuma das reivindicações foi atendida.

Neste sentido, o representante regional da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, Sérgio Carvalho, voltou a denunciar a falta da atribuição de subsídio de risco como suplemento remuneratório, que foi aprovado em Março de 2021 na Assembleia Legislativa Regional, mas que nunca foi aplicado.

Na reunião foi ainda denunciado o facto de ainda não ter sido implementado o Estatuto do Bombeiro da Região Autónoma dos Açores, que já foi aprovado há dois anos.

Quanto à integração de um representante da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais no Conselho Regional de Bombeiros, o deputado José Pacheco voltou a lembrar que era benéfica uma maior pluralidade naquele órgão consultivo do Governo Regional, lamentando que não tenha sido aceite a proposta do CHEGA para esta integração.

“Esta situação é meramente política. Já houve várias iniciativas para esta integração, quer do CHEGA quer do PAN, mas foram todas chumbadas. Gostava de saber qual a razão para não poderem ser integrados estes profissionais num órgão que reúne uma vez por ano e é consultivo, reportando as dificuldades que se sentem no sector”, referiu José Pacheco.

Os representantes dos bombeiros profissionais dos Açores, voltaram a reportar a falta de revisão da tabela salarial destes profissionais, uma vez que a Comissão Técnica de Acompanhamento ainda não reuniu, apesar de já ter sido convocado há alguns meses.

O deputado José Pacheco voltou a reforçar que “temos de tratar os nossos bombeiros da melhor forma possível. O CHEGA Açores já vem defendendo a integração do Bombeiros nos serviços do Estado, bem como a equiparação profissional dos soldados da paz às forças de segurança. Continuo a dizer que temos de captar recursos humanos para esta profissão, que vive ainda muito à base de bombeiros voluntários, mas não nos podemos esquecer que em caso de catástrofe são estes homens e estas mulheres que assumem a liderança. Temos de os manter motivados”, referiu.

No sentido de reforçar as reivindicações dos bombeiros profissionais, o CHEGA já enviou – novamente – à Assembleia Legislativa Regional um requerimento, questionando porque motivo ainda não foi apresentada pelo Governo Regional a proposta de Estatuto do Bombeiro da Região Autónoma dos Açores. José Pacheco questiona ainda para quando está prevista a entrega da proposta do Estatuto do Bombeiro à Assembleia Legislativa Regional.

Ponta Delgada, 30 de Outubro de 2023
CHEGA I Comunicação