CHEGA LAMENTA REFORÇO DE APENAS VINTE POLÍCIAS PARA OS AÇORES

5371

São vinte os novos elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP) que vão ser colocados nos Açores já a partir da próxima semana. Um número inferior ao que, por norma, tem sido destinado à Região – na ordem dos 50 elementos – e que, na prática, acaba por ser residual já que destes vinte elementos, dez irão ficar afectos ao aeroporto de Ponta Delgada, sete vão ser colocados na ilha do Corvo, e apenas três vão ser distribuídos pelas restantes esquadras dos Açores.

Uma situação denunciada por várias vezes pelo deputado José Pacheco, que reconhece que vinte efectivos é manifestamente pouco, para todas as funções que a PSP tem de realizar, nomeadamente assumindo agora as funções do extinto Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – SEF. Uma situação que tem levado a que as esquadras tenham, por vezes, de encerrar para que os Agentes de Autoridade possam deslocar-se às ocorrências.

“A falta de efectivos nos Açores é gritante em todas as esquadras dos Açores e, dos vinte elementos, que são manifestamente poucos para a nossa realidade geográfica, não vêm colmatar as nossas reais necessidades”, refere o deputado José Pacheco que hoje esteve junto à esquadra das Capelas denunciando a situação.

José Pacheco voltou a reforçar que “neste momento a segurança dos açorianos, e de quem nos visita não está em causa, mas com tão poucos elementos, daqui para a frente isso pode vir a ser um problema”, alertou.

Ponta Delgada, 13 de Outubro de 2023
CHEGA I Comunicação