O CHEGA associou-se a um Projecto de Resolução, que assume a promoção do livro e da leitura como uma das estratégias de combate à pobreza e à exclusão social, lembrando que os hábitos de leitura são essenciais para o desenvolvimento da sociedade.
Mas, lembrou José Pacheco, esses hábitos de leitura devem começar em casa, para que os mais novos se familiarizem com esses hábitos desde novos e entendam a leitura como algo natural. “Os hábitos de leitura são importantes e recordo algumas coisas boas que a sociedade teve: as bibliotecas itinerantes. E aprendi a ler, aprendi a ser curioso, a procurar informações, nessas bibliotecas itinerantes quando não tínhamos acesso ao google”, referiu o parlamentar.
O CHEGA declarou que “os hábitos de leitura começam em casa e se os pais não têm hábitos de leitura e não têm o prazer de ter livros, nada disso serve. Encher bibliotecas de livros – e os municípios têm grande papel nisto, pela proximidade – é bom, mas se não há o hábito de ler o livro, a única coisa que serve é para fazer “metros de prateleira”. Os hábitos de leitura adquirem-se lendo”.
Neste sentido, José Pacheco apelou a que os pais e educadores “ponham um livro nas mãos de cada miúdo. Ofereçam livros, que ficam para a vida”.
O parlamentar reconheceu ainda que actualmente os livros são dispendiosos, no entanto, são despesas que ajudam na construção dos homens e mulheres do futuro.
Horta, 15 de Setembro de 2023
CHEGA I Comunicação