O CHEGA votou hoje a favor de uma alteração do Fundo de Compensação Salarial dos Profissionais da Pesca dos Açores – FUNDOPESCA, alertando, contudo, para a necessidade de não se esquecer este sector tão importante para a economia Regional.
O deputado José Pacheco, que tem vindo a dar voz às preocupações e dificuldades dos homens do mar, lamentou que esta alteração do FUNDOPESCA tenha demorado algum tempo a avançar já que era uma reivindicação dos pescadores.
Neste sentido, o parlamentar alertou para a necessidade de se ouvirem mais os sectores já que quem trabalha no mar é quem melhor conhece as dificuldades por que passa diariamente. “Os pescadores dizem que precisam de ser ouvidos. Comparativamente a outros sectores – como a lavoura – os pescadores precisam de ser mais unidos, de ter uma maior organização, que tenham quem saiba falar em nome deles de forma mais profissional”, para poder defender correctamente as suas reivindicações.
Com o peixe de qualidade que existe nos Açores, que pode ser uma mais-valia no rendimento dos pescadores quando devidamente comercializado, o CHEGA entende que “temos de investir na nossa pesca, para outros não virem para cá e nos tirarem a nossa riqueza que temos no nosso mar”.
Na prática, defende José Pacheco, “o pescador tem de ver na sua algibeira, o fruto do seu trabalho”. Até porque, “por vezes, aquele que arrisca a vida no mar é o último elemento da cadeia, o que menos ganha, o que mais trabalha e o que é mais esquecido”, rematou José Pacheco.
Horta, 14 de Setembro de 2023
CHEGA I Comunicação