O deputado José Pacheco votou a favor de um Decreto Legislativo Regional que vai permitir a comparticipação de despesas na aquisição de produtos ou serviços médico-veterinários por parte de associações de protecção animal legalmente constituídas e com sede ou núcleo na Região, e privados que cuidem de colónias de animais autorizadas.
Porque muitas das Associações e privados socorrem-se, maioritariamente, de trabalho voluntário, o endividamento é algo frequente, o que acaba por comprometer o trabalho que desenvolvem. Este apoio financeiro torna viável liquidar despesas, que não sejam pagas durante mais de 60 dias, e que digam respeito à aquisição de produtos de uso veterinário ou se serviços médico-veterinários.
Na sua intervenção, o parlamentar destacou a responsabilidade que implica um animal de estimação, ressalvando que “ter um animal de estimação não é para quem quer, é para quem pode”.
O CHEGA tem vindo a apelar, principalmente em períodos de férias, para que não se abandonem os animais de estimação, destacando José Pacheco que “um animal na nossa casa é um membro da família, um companheiro e, muitas vezes, para os idosos é a única companhia que têm”.
José Pacheco felicitou e elogiou a dedicação “das Associação e de muitos particulares que se dedicam à causa animal, o voluntariado que vão fazendo – e há pessoas que deixam a sua própria família para poder cuidar desta causa tão nobre”.
O deputado destacou ainda a evocação a Alice Moderno – nome incontornável no activismo pelos direitos dos animais nos Açores – “como alguém que soube cuidar dos nossos amigos animais” e se dedicou a esta causa na Região.
José Pacheco justificou o voto favorável desta iniciativa do PAN, “porque é de inteira justiça que assim seja”, apelando novamente ao não abandono dos animais de estimação.
Horta, 12 de Setembro de 2023
CHEGA I Comunicação