CHEGA PREOCUPADO COM CAMINHOS RURAIS ABANDONADOS NO CONCELHO DE PONTA DELGADA

74

O CHEGA esteve hoje na costa Norte do concelho de Ponta Delgada onde visitou alguns caminhos rurais e constatou a necessidade de limpeza de sumidouros entupidos que dificultam o escoamento de água em caso de intempérie.

Na Ajuda da Bretanha, o deputado José Pacheco constatou que desde Dezembro de 2021 há sumidouros que foram afectados pelas fortes chuvadas que se fizeram sentir e nunca mais foram limpos, “colocando em risco toda a freguesia, pois quando chove muito, toda a água que vem destes caminhos rurais não tem onde escoar e segue em direcção à freguesia”, referiu o parlamentar. Caminhos rurais sem manutenção, inclusive com depósito de monstros no seu início, foi outro dos cenários encontrados pelo CHEGA na Ajuda da Bretanha.

No Pilar da Bretanha, as preocupações foram semelhantes embora a Junta de Freguesia se tenha substituído ao Governo Regional e garantido, apesar de não ser da sua competência, a manutenção de alguns caminhos e estradas que necessitam de maior manutenção.

O deputado José Pacheco visitou ainda a freguesia de Santo António, onde um caminho rural que liga aquela freguesia aos Remédios da Bretanha está interrompido após uma derrocada há sete anos, que destruiu uma ponte no local. “Temos aqui um caminho rural que era usado como alternativa à estrada regional, e que podia ser um caminho alternativo de acesso, caso a estrada regional ficasse cortada, mas que está desprezado há sete anos. Há lixo e ervas por cortar que tornam este caminho intransitável até para os lavradores que têm de ir dar a volta aos Remédios se querem vir para as suas terras aqui em Santo António”, referiu José Pacheco.

Para o CHEGA é urgente dar uma maior atenção aos caminhos rurais que servem os agricultores, mas que também são muito usados agora pelos turistas que através da costa Norte do concelho de Ponta Delgada podem facilmente aceder ao miradouro das Cumeeiras ou à Lagoa do Canário ou às Sete Cidades. “Até as placas que indicam o caminho de acesso a pontos tão turísticos como as Sete Cidades e a Lagoa do Canário estão a precisar de ser renovadas”, lamenta o deputado do CHEGA que reclama mais atenção para estes caminhos que também servem o turismo “que leva uma péssima imagem da nossa terra, com ervas enormes a tapar os sinais de trânsito e quase intransitáveis”.

José Pacheco recordou que o CHEGA apresentou em Julho na Assembleia Legislativa Regional um Projecto de Resolução – que foi aprovado por maioria – que exige que o Governo Regional recorra a empresas privadas para assegurar a manutenção das bermas das estradas, sempre que o executivo não tiver capacidade para o fazer.

Ponta Delgada, 2 de Julho de 2023
CHEGA I Comunicação