O problema não é novo e já no ano passado foi denunciado pelo CHEGA: os armadores de São Miguel não conseguem descarregar o seu pescado por falta de capacidade de congelação do entreposto de Ponta Delgada.
A denúncia foi feita novamente pelos mestres e armadores ao deputado José Pacheco que constatou, no local, que ainda há peixe congelado do ano anterior que não deixa lugar para aquele que foi pescado por estes dias. Há, por isso, embarcações que estão à espera para descarregar desde Domingo e só hoje – Quarta-feira – conseguiram que o seu peixe desse entrada no entreposto.
“É preciso saber se esse peixe congelado está a pagar o que é devido para estar armazenado”, alerta o deputado José Pacheco que entende que não é admissível “uma embarcação vir descarregar e não ter onde descarregar o peixe. É o mesmo que dizer aos pescadores para não irem para o mar e para não pescarem”.
José Pacheco lembrou também as promessas do actual governo que prometeu “construir um novo entreposto em Ponta Delgada, ou aumentar a capacidade do existente, foi prometido um barco de frio para substituir a questão do entreposto do Pico que está em obras, mas não se vê nada. Nada do que foi prometido foi feito”, denuncia.
O CHEGA apela à dignidade de um sector que tem sido bastante maltratado nos últimos tempos. “Ou se começa a tratar os pescadores com dignidade ou daqui a dias não há peixe para comer, só bifes. Ou o peixe que vamos comer, teremos de importar de Espanha”, lamenta.
Questionado pelos jornalistas acerca de soluções para este problema com que se debatem os armadores em Ponta Delgada, José Pacheco é peremptório: “o CHEGA não é Governo. Quem se esforçou para ser governo é que tem de resolver as coisas. Viemos aqui há dois anos falar desta questão, não estão à espera que seja o CHEGA a construir o entreposto. Se assim for, o povo que ponha o CHEGA no Governo”, rematou.
José Pacheco não entende como se pode tratar com tanta desonestidade “quem trabalha e coloca a sua vida em risco e não pode trabalhar porque se criaram condições adversas, enquanto uns estão em casa a ganhar um ordenado sem fazer nada”.
O CHEGA garante tomar medidas para saber de que forma pretende o Governo Regional resolver esta situação que tantos transtornos tem causado aos armadores da Região, já que a falta de capacidade de congelação é um problema comum nos vários entrepostos da Região.
Ponta Delgada, 26 de Julho de 2023
CHEGA I Comunicação