Em causa está o facto de não estar a ser cumprido o contrato-programa de financiamento da Universidade dos Açores e que, através de um Projecto de Resolução, os partidos da coligação exigem agora que se cumpra.
Um contrato-programa que, ao não ser cumprido, coloca em causa a tripolaridade da Universidade dos Açores já que, apesar do Governo Regional ter vindo a apoiar a Academia, é da responsabilidade do Governo da República o financiamento do ensino superior.
O CHEGA associa-se a este Projecto de Resolução, por considerar que este incumprimento por parte do Governo da República “é mais um exemplo de como o Governo socialista da República despreza os Açores e a sua Autonomia”.
José Pacheco referiu que o grupo parlamentar do Partido Socialista desenrolou um rol de acções do que foi fazendo em relação à Universidade dos Açores ao longo dos anos, no entanto, ressalvou que o que interessa saber “é o que o PS dos Açores fez para resolver o problema. É essa parte que precisam de esclarecer”.
O parlamentar desafiou o Partido Socialista a “explicar aos Açorianos porque é que esta questão não está resolvida. Expliquem aos Açorianos porque é que têm deputados na República que só sabem bater palmas a António Costa. Pois eu gostava era de bater com os pés”, rematou.
Horta, 14 de Julho de 2023
CHEGA I Comunicação