Os agricultores Açorianos ficaram de fora dos apoios do Governo da República socialista aos agricultores nacionais para fazer face ao aumento dos custos de produção devido ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia. No entanto, o Partido Socialista nos Açores apresentou hoje um Projecto de Resolução que recomenda ao Governo Regional que implemente um apoio directo aos agricultores Açorianos, exactamente para colmatar o aumento dos custos de produção devido à guerra.
Mais uma incoerência apontada pelo deputado José Pacheco ao Partido Socialista, questionando: “como é que posso, em nome do meu partido, aprovar uma cartilha bonita sobre apoios à agricultura, quando o Governo da República – do mesmo partido – diz aos agricultores Açorianos que se amanhem com o que têm e que sejam poupados, porque para gastar é no continente?”
José Pacheco lamentou a discriminação e acrescentou que “mandar na casa dos outros não custa nada”. Desta forma, justificou que o CHEGA não pode apoiar uma proposta do Partido Socialista “quando não conseguem convencer o seu partido a nível nacional a fazer algo que é justo para os Açorianos”.
O parlamentar deixou ainda um desafio: “quando os senhores tiverem influência política na República e conseguirem convencer os vossos pares que os Açores são importantes, depois conversamos”, rematou José Pacheco.
Horta, 14 de Julho de 2023
CHEGA I Comunicação