O CHEGA entende que é necessário repensar as Associações de Bombeiros dos Açores, defendendo que o Governo “em vez de apagar de fogo a fogo, deve ter um papel mais activo e inovador nesta área”, até porque numa região em que as catástrofes naturais são frequentes, são os bombeiros que assumem papel de liderança.
Neste sentido, o deputado José Pacheco defende que as Associações de Bombeiros devem ser ouvidas com mais atenção “para fazermos um trabalho mais eficaz junto dos bombeiros”.
Num arquipélago por vezes assolado por catástrofes naturais, “os nossos bombeiros têm estado na linha da frente e eles merecem a nossa atenção e precisamos de os saber escutar”, destacou José Pacheco a propósito de um Projecto de Resolução apresentado pelo PAN, que pretende que sejam estabelecidos protocolos entre as Associações de Bombeiros e o Governo. Protocolos que ajudem a mitigar os custos da energia no transporte de doentes não urgentes, aumentando o preço pago por quilómetro na prestação do serviço de transporte de doentes não urgentes contratualizado por entidades do Serviço Regional de Saúde.
Horta, 14 de Julho de 2023
CHEGA I Comunicação