O CHEGA apresentou hoje na Assembleia Legislativa Regional um voto de congratulação às três equipas açorianas de bombeiros que participaram no IX Campeonato Nacional de Salvamento e Desencarceramento e no VIII Campeonato Nacional de Trauma, realizado em Vila Velha de Ródão.
As equipas dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, Bombeiros Voluntários de São Roque do Pico, e Bombeiros Voluntários do Nordeste marcaram presença nestes concursos nacionais, tendo conseguido alcançar o pódio.
No voto de congratulação apresentado, o deputado José Pacheco elogiou aqueles soldados da paz, em especial a equipa de trauma dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória que conseguiu alcançar o primeiro lugar na classificação geral, obtendo o título de campeões nacionais de trauma. “É também esta equipa que vai representar Portugal no Campeonato Mundial de Trauma que se realiza em Outubro em Lanzarote – Espanha”, destacou o parlamentar.
Já em 2017, esta mesma equipa dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória trouxe pela primeira vez para Portugal, o título de campeões do mundo na categoria de trauma, quando se apresentou na Roménia e alcançou a melhor classificação de sempre para uma equipa portuguesa. Em 2018, no mesmo Campeonato Mundial, ficaram em segundo lugar na categoria de Trauma, e em 2019 foram terceiros na classificação geral do Campeonato do Mundo, que se realizou em La Rochelle.
Mas, explicou José Pacheco, em Vila Velha de Ródão também a equipa dos Bombeiros Voluntários de São Roque do Pico, conseguiu alcançar o primeiro lugar na categoria de Melhor Prova Standard, tendo ficado em oitavo lugar na classificação geral da categoria de Trauma.
Quanto à equipa dos Bombeiros Voluntários do Nordeste – a única que participou no concurso na vertente de salvamento e desencarceramento – apesar de não ter conseguido alcançar o pódio, “mostrou o seu valor alcançando o quarto lugar na categoria standard, e oitavo na prova complexa, o que lhe valeu o sétimo lugar na classificação geral de desencarceramento”.
Além destas três equipas, o CHEGA estendeu este voto de congratulação “a todos os bombeiros dos Açores pela prestação de cuidados e serviços de apoio, no socorro da população”. Este voto foi aprovado por unanimidade.
Horta, 11 de Maio de 2023
CHEGA I Comunicação