O CHEGA apelidou de “hipocrisia e populismo de quem está desesperado”, o Bloco de Esquerda que apresentou hoje um diploma, que propõe uma alteração ao regime jurídico de preços dos bens e servidos vendidos na Região, semelhante ao já apresentado pelo CHEGA e que foi chumbado. Na Assembleia Legislativa Regional, o deputado José Pacheco fez questão de salientar que a proposta apresentada pelo Bloco de Esquerda fala em controlo de preços de bens essenciais – “isso lembra a Venezuela” – quando a proposta do CHEGA apenas falava em controlar as margens de lucro.
“Mas, para os senhores a nossa proposta só não era boa porque era CHEGA, mas o CHEGA já vos ensinou várias vezes que um diploma, quando é bom para os Açorianos, é aprovado pelo CHEGA. E é assim que deve ser. Mas os senhores vieram à pressa, porque chumbaram um diploma com o mesmo objectivo, que apresentámos há dois meses”, referiu o parlamentar.
José Pacheco referiu que o CHEGA já apresentou um requerimento ao Governo sobre a fiscalização das margens de lucro, “porque têm sido muitas as histórias do preço que se paga no caixa não ser o mesmo preço que está na prateleira”, lembrando a necessidade de fiscalização para que os Açorianos não sejam ainda mais prejudicados. “Temos um problema de margens exorbitantes, de gente que se aproveita de quem precisa. É uma realidade”, confirmou o parlamentar que deu ainda o exemplo da tarifa eléctrica que aumentou quase 80%, assinalando também o custo dos combustíveis na Região.
Garantindo a abstenção neste diploma, José Pacheco concordou que é necessário encontrar soluções para os preços que têm vindo a agravar a situação das famílias Açorianas, questionando porque o Bloco de Esquerda não assumiu um entendimento com o CHEGA para melhorar o primeiro documento apresentado por José Pacheco, para salvaguardar a economia doméstica de muitas famílias na Região. “São populistas e demagogos. As pessoas sabem que o que estou a dizer é verdade”, concluiu o deputado que reforçou que, da parte da esquerda, tudo o que é apresentado pelo CHEGA é chumbado mesmo que seja a melhor solução para ajudar as famílias e empresas Açorianas.
Horta, 21 de Abril de 2023
CHEGA I Comunicação