O programa do Governo da República Apoiar Freguesias, que atribuiu cinco milhões de euros às freguesias para fazerem face à COVID-19, deixou de fora as freguesias dos Açores e da Madeira, o que mereceu da parte do CHEGA acusações à República por ter deliberadamente esquecido aos dois arquipélagos no que diz respeito ao combate à pandemia.
Neste sentido, foi apresentado um Projecto de Resolução, pelo PSD, CDS e PPM, para que se estenda este programa às freguesias dos dois arquipélagos, que ficaram esquecidos “por profunda incompetência, desnorte, e por estarem focados no que não é essencial, e abandonam-se os soldados da linha da frente da Democracia. Comete-se este erro”, referiu o deputado José Pacheco.
Para o CHEGA, “António Costa esqueceu as freguesias dos Açores” devido a um erro que “se houvesse vontade, facilmente se tinha corrigido”. No entanto, reconhece José Pacheco, “se houve este desmazelo é porque não há respeito pelas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Não é pelos nossos Governos, é pelos Presidentes de cada autarquia e concretamente pelos Açorianos”.
O parlamentar ressalvou que o ideal até nem era estender este programa Apoiar Freguesias, “porque nós fazemos parte integrante de Portugal e o Governo da República e António Costa é que têm essa responsabilidade de incluir os Açores”, concluiu José Pacheco, rematando com um convite a António Costa para deixar a governação na República.
Horta, 21 de Abril de 2023
CHEGA I Comunicação