O deputado José Pacheco reuniu hoje com o SINDESCOM – Sindicato dos Profissionais de Escritório, Comércio, Indústria, Turismo e Serviços e Correlativos da Região Autónoma dos Açores, para apresentar a proposta do CHEGA de encerramento parcial das grandes superfícies comerciais aos Domingos e feriados, abrindo apenas até à hora de almoço.
Na reunião, o parlamentar apresentou a proposta que pretende devolver a qualidade de vida aos trabalhadores do comércio das grandes superfícies permitindo horários que facilitem também a protecção da família.
À Direcção do SINDESCOM, liderada por Paulo Mota, o CHEGA ressalvou a importância desta medida até para o pequeno comércio tradicional que actualmente “não tem forma de competir em pé de igualdade com as grandes superfícies”. José Pacheco reforçou que “nesta escalada do consumismo, deste capitalismo selvagem, estamos a perder qualidade de vida sendo que a instituição família está a ser muito prejudicada”.
No final da reunião, o parlamentar mostrou-se satisfeito com a abertura do SINDESCOM a esta proposta que, acredita, “tem pernas para andar, apesar de ser uma mudança muito diferente daquilo a que estamos habituados. Mas não é uma novidade, há muitos países da Europa que já adoptaram este sistema”.
Além desta reunião com o SINDESCOM, o CHEGA vai continuar a ouvir outros parceiros ligados ao sector do comércio acerca desta proposta que, entende, ser o “caminho certo para devolver o tempo da família aos Açorianos”, concluiu José Pacheco.
Ponta Delgada, 4 de Abril de 2023
CHEGA I Comunicação