O deputado José Pacheco disse hoje que a “educação é fundamental, é um pilar do nosso futuro” e não se podem descurar as infra-estruturas como tem acontecido com a manutenção das escolas, nomeadamente com a Escola Secundária Antero de Quental. Durante uma reunião com representantes da Associação de Estudantes daquela escola, o parlamentar elogiou os estudantes por se terem mobilizado para um problema de degradação do edifício escolar que já se arrasta há largos anos, referindo a necessidade de se chamar a atenção para a questão – que já motivou até várias iniciativas parlamentares ao longo dos tempos.
José Pacheco evidenciou que “a educação nos últimos anos tem sido um experimentalismo” quando, na verdade, importa dar um rumo a esta área estruturante para o futuro dos Açores. A começar, por dar ferramentas para os estudantes terem boas condições de aprendizagem.
Na reunião, os responsáveis pela Associação de Estudantes da Escola Antero de Quental, Rodrigo Monteiro, Júlia Decq Mota e Lara Furtado, falaram na necessidade de se resolverem situações de infiltrações e de melhorar o piso naquela escola, mas também da necessidade de terem novas mesas e cadeiras para as salas de aula, bem como mais material de laboratório para substituir o que já sofre do desgaste normal, melhorando-se também a acessibilidade para alunos com mobilidade reduzida na parte antiga da escola.
Reivindicações a que o CHEGA não ficou indiferente por considerar ser preocupante as condições em que os alunos têm actualmente aulas, manifestando-se José Pacheco disponível para sensibilizar a tutela para estes problemas.
Ponta Delgada, 10 de Fevereiro de 2023
CHEGA I Comunicação