O CHEGA tem vindo a denunciar a saturação das urgências do Hospital do Divino Espírito Santo, alertando para a necessidade de se implementar um serviço de urgência no Centro de Saúde de Ponta Delgada que permita atender os casos menos urgentes, que acabam por entupir as urgências do maior hospital dos Açores.
É por isso com satisfação, que o deputado José Pacheco recebe a intenção do Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, de instalar um serviço de atendimento urgente no Centro de Saúde de Ponta Delgada para libertar o hospital dos casos de menor gravidade.
Todos os concelhos de São Miguel possuem Centros de Saúde com serviço de atendimento urgente, à excepção do Centro de Saúde de Ponta Delgada, algo que sempre foi criticado por parte do CHEGA.
“Para o CHEGA não faz sentido ter um Centro de Saúde recente, naquela que é a maior cidade dos Açores, sem ter um serviço de atendimento urgente. Só assim vai ser possível desviar os casos menos urgentes das urgências do Hospital de Ponta Delgada, que ficará dedicado às verdadeiras urgências”, refere José Pacheco. “Concentrar tudo nas urgências do Hospital, acaba por entupir aquele serviço e é um erro, como o CHEGA sempre disse”, defendeu o parlamentar.
Para José Pacheco, este anúncio da Secretaria da Saúde, é um passo positivo dado em prol da saúde dos Açorianos “que é uma prioridade para o CHEGA. Sempre vamos defender a boa saúde dos Açorianos, em qualquer uma das nove ilhas dos Açores”.
O parlamentar lembrou ainda a necessidade de se reforçar a prevenção e dar adequadas respostas nos Centros de Saúde – através dos médicos de família – para que se possam evitar situações não urgentes nos serviços de urgência “porque as pessoas não conseguem uma consulta com o seu médico de família, ou simplesmente não têm médico de família. Só conseguindo dar respostas a montante, conseguimos evitar entupir as urgências a jusante, prejudicando todo o funcionamento do Hospital do Divino Espírito Santo”, concluiu.
Ponta Delgada, 7 de Fevereiro de 2023
CHEGA I Comunicação