O CHEGA apresentou hoje um voto de pesar pelo falecimento de João Pereira, autarca da Junta de Freguesia da Candelária, em São Miguel, e um homem ligado ao teatro e ao associativismo.
Na apresentação do voto, o deputado José Pacheco lembrou que apesar do seu falecimento, aos 52 anos, deixa um importante legado ao nível do movimento associativo juvenil, desportivo, cultural e social da ilha de São Miguel e dos Açores.
Foi responsável pela fundação da Associação Juventude de Candelária, em 1995, que dinamizou o Juvearte – Festival de Teatro, levando esta arte também a outras ilhas. Além de fundador da Associação, foi seu presidente durante largos anos e acabou por introduzir novos interesses na organização. Foi o caso do futsal, através do Clube Desportivo Juventude de Candelária iniciado em 2004, e do qual foi também presidente muitos anos.
A par da sua profissão como coordenador técnico dos Serviços Municipalizados de Ponta Delgada, a política também passou a fazer parte do seu percurso. Foi Presidente da Junta de Freguesia de Candelária cumprindo três mandatos, o último não conseguiu concluir.
“Era um homem bom, cordial e empático, motivado pelo amor que tinha às artes e à sua freguesia da Candelária. Tudo tentava para que se conseguisse melhorar as circunstâncias dos jovens e de toda a população da freguesia, fosse através do desporto, das actividades cénicas ou do lazer”, referiu José Pacheco.
“Perdemos um bom amigo, mas os Açores perderam um grande Homem de Cultura e um dedicado autarca. Muitos de nós tivemos o privilégio de o ter como amigo, colega de trabalho, mas também de partilhar com ele muitas das lutas artísticas e culturais. Comungávamos de alguns ideais, e vai ser sempre recordado pela sua entrega à freguesia da Candelária e à cultura dos Açores”, concluiu o parlamentar ao apresentar o voto de pesar que foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa Regional.
Horta, 19 de Janeiro de 2023
CHEGA I Comunicação