O deputado do CHEGA Açores, José Pacheco, vê com muito agrado que o Governo Regional dos Açores finalmente dê um passo em frente quanto à certificação e valorização da carne de borrego de Santa Maria. Depois de anunciado pelo Governo Regional que pretende elaborar uma candidatura a uma qualificação comunitária do borrego de Santa Maria, o CHEGA lembra que esta tem sido uma reivindicação que já manifestou diversas vezes junto da população, no Parlamento Regional e na negociação do Orçamento regional para 2023.
Na última sessão da Assembleia Regional, em Dezembro passado, o deputado do CHEGA relembrou uma visita a Santa Maria durante o Verão, tendo ouvido habitantes e comerciantes sobre vários problemas da ilha. José Pacheco questionou o Governo Regional relativamente à promoção da carne de borrego de Santa Maria, que “pode ser uma mais-valia para a economia da ilha”, tal como acontece no continente.
Para o deputado José Pacheco a certificação desta carne “pode ser uma alternativa de rentabilidade aos produtores marienses”. No entanto, há ainda trabalho a fazer nomeadamente ao nível da promoção. “O Governo Regional pode dar alguma ajuda nesta promoção, para que as pessoas também possam aprender a apreciar a carne de – como se faz noutras parte do país – e aí sim, podemos ter uma alternativa de rentabilidade”, concluiu o deputado.
Ponta Delgada, 14 de Janeiro de 2023
CHEGA I Comunicação