ONDE ANDAM OS APOIOS À HABITAÇÃO PARA A CLASSE MÉDIA?

386

Quem trabalha e paga impostos vai continuar sem ter verdadeiros apoios à habitação? Vamos continuar a assistir pacificamente a “DAREM-SE” casas ou a “PAGAREM-SE rendas apenas àqueles que não querem trabalhar?

A classe média está novamente numa encruzilhada que é a de falta de habitação, tanto para compra como para arrendamento.

Aqui chegamos por vários factores, sendo eles: o recente aumento das taxas de juro, a cada vez maior exigência por parte das entidades bancárias da taxa de esforço das famílias, a especulação imobiliária que coloca os imóveis a valores proibitivos para a classe média. Por outro lado, o mercado do arrendamento sofre de igual especulação uma vez que a oferta é já muito escassa. Talvez esta seja apenas a ponta do icebergue.

Faltam, e já tardam, programas eficazes que apoiem as famílias na aquisição de casa própria, quer seja no apoio à autoconstrução, aquisição de terrenos ou mesmo a requalificação de casas degradadas. É um DIREITO CONSTITUCIONAL o da Habitação, mas não apenas para uns, mas sim para TODOS.

Enquanto a União Europeia, assim como o Estado português, focam-se nas rendas sociais, a classe média vai ficando cada vez mais empobrecida e sem direito a uma habitação digna.

Já CHEGA!