A falácia da composição e o Preço do Leite nos Açores.

181

O CHEGA DEFENDE UM PREÇO DE VENDA MÍNIMO DE 40 CÊNTIMOS POR LITRO DE LEITE

Um dos maiores erros em economia é julgar a característica de um único elemento (ou um conjunto isolado deles) para caracterizar todo o sistema.
No caso do preço do leite pago ao produtor há uns novos “cérebros “por aí que acham que ao se ter baixado a produção de leite foi por isso que o preço aumentou nalgumas ilhas dos Açores. Como qualquer simplório pode verificar o preço do leite subiu porque subiu em todo o lado devido à subida dos fatores de produção e os industriais “assustaram-se “com a diminuição da produção e “chegaram-se “a frente também aqui nos Açores pois a situação já atingia a dimensão de escândalo.

A realidade é uma e só uma: não se paga o justo preço ao produtor aqui nos Açores porque os monopólios (como o que existe na Ilha Terceira) e os oligopólios conseguem por um lado comprar o leite abaixo do que seria o preço de equilíbrio num mercado verdadeiramente concorrencial gerando um elevado “Excedente líquido “a seu favor e por outro vivem todos aprisionados nas malhas das grandes superfícies que espremem os produtores e industriais até ao tutano.

Tendo em conta que não há notícias de excesso de leite no mercado muito pelo contrário, a solução não está em baixar a produção pondo em causa até a viabilidade das explorações e da própria indústria (e postos de trabalho) criando espaço para a concorrência que vai ocupar de forma irreversível a posição que os lacticínios dos Açores tinham no mercado – alguém tem dúvidas disso?

Por isso não vale a pena entrarmos em distrações e entretinimentos acusando os lavradores de que não sabem produzir leite barato, que cometem erros de maneio e de gestão etc. Tudo isso até pode ser verdade nalgumas explorações, mas ao preço que pagam o leite ao produtor nos Açores ninguém faz milagres. Quem diz o contrário que prove com números e com casos reais, não com ficções académicas feitas em laboratórios ou no conforto dos sofás. Os lavradores estão fartos de os tratarem como umas criancinhas e uns ignorantes que não sabem produzir leite e gerir os seus negócios.

POR ISSO SÓ EXISTE UMA SOLUÇÃO: PAGAR PELO MENOS 40 CÊNTIMOS POR LITRO DE LEITE AO PRODUTOR JÁ. O RESTO É CONVERSA PARA ENTRETER ESTÚPIDOS!

Francisco Lima
Médico Veterinário – Vice-Presidente do Chega Açores