O CHEGA reuniu recentemente com o Secretário Regional da Saúde e Desporto, para analisar as prioridades para a aquisição de viaturas para as corporações de bombeiros na Região.
O deputado José Pacheco e Clélio Meneses analisaram pareceres técnicos e avaliaram as prementes necessidades das várias corporações e, de comum acordo, optaram por incluir também a Associação de Bombeiros Voluntários da Graciosa e os Bombeiros da Praia da Vitória na lista de corporações prioritárias para receber novas viaturas.
De acordo com as reais necessidades dos Soldados da Paz, e de acordo com o aprovado no Orçamento Regional para este ano, no lote de prioridades para receber novas viaturas estão os Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, os Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, a que se junta agora os Bombeiros Voluntários da Graciosa e os Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória.
O deputado do CHEGA revelou que o concurso para aquisição das novas viaturas será lançado nas próximas semanas, acrescentando que no próximo Orçamento Regional deverão ser contempladas as corporações de Bombeiros da Povoação, Bombeiros de Angra do Heroísmo e Bombeiros da Horta, “e mais algumas corporações que revelem necessidades urgentes”.
No final da reunião com o Secretário da tutela, José Pacheco avançou que a inclusão dos Bombeiros da Graciosa na lista de prioridades surge após a detalhada análise de pareceres técnicos “e não se trata de uma cedência, nem do CHEGA nem do Governo Regional. Houve sim, um olhar sério e técnico que levou a incluir a Graciosa nesta primeira fase de prioridades”.
José Pacheco revelou que “o CHEGA não faz política com um assunto tão sério como os bombeiros e as suas necessidades. Ao contrário do que se possa pensar – e ao contrário do que afirmam os socialistas – não há chantagens nem cedências, quer do CHEGA quer do Governo, sobre este ou outro assunto”.
Reforçando que os bombeiros “são fundamentais para a nossa sociedade”, José Pacheco acredita que as imediatas necessidades de novas viaturas serão supridas em breve com o concurso para a sua aquisição. Por proposta do CHEGA, foi incluída pelo Governo Regional no Orçamento dos Açores deste ano, a verba para aquisição de quatro viaturas de bombeiros para acudir a reais necessidades das corporações.
Ponta Delgada, 17 de Junho de 2022
CHEGA I Comunicação