CHEGA INSISTE NA NECESSIDADE DE SE AVANÇAR COM PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE COMBATE E PREVENÇÃO ÀS TOXICODEPENDÊNCIAS

155

O deputado do CHEGA questionou esta manhã o Secretário Regional da Saúde quanto ao andamento do programa multidisciplinar de combate e prevenção às toxicodependências insistindo na necessidade de que este programa avance o quanto antes.

“Trata-se de uma matéria que o CHEGA considera de primordial importância, tendo mesmo defendido o assunto já na discussão do último Plano e Orçamento”, disse José Pacheco, que quis saber, ao certo, o que tem o Governo Regional delineado e previsto investir nesta área.

O deputado reiterou, a propósito, que “onde não há prevenção, acaba por ser o Sistema Regional de Saúde a sofrer as consequências”.

No âmbito da audição do Secretário Regional da Saúde e Desporto que apresentou as Propostas do Plano Regional Anual e do Orçamento da Região Autónoma dos Açores para 2022 para a área da Saúde, José Pacheco manifestou o seu agrado no que concerne ao investimento para a fixação de médicos na Região e no consequente combate às listas de espera na Região.

Por outro lado, José Pacheco questionou ainda o Secretário Regional da Saúde quanto às dívidas a fornecedores no Sistema Regional de Saúde, tendo interrogado Clélio Meneses se, a este respeito, o Governo Regional está em condições de conseguir “equilibrar as contas”.

Na resposta, o responsável pela tutela garantiu que o programa multidisciplinar de combate e prevenção às toxicodependências está em fase final de preparação, podendo ser apresentado já nas próximas semanas, de forma a ser concretizado já em 2022 e para o qual também o CHEGA contribuiu com as suas intervenções em plenário.

No que concerne a dívidas a fornecedores, o Secretário fez saber que já foram pagos 25 milhões de euros da dívida, avançando que o Governo tem a intenção de continuar a pagar, progressivamente, o restante valor em falta, estando a ser estudadas alternativas para colocar as contas a zero.

Ponta Delgada, 4 de Novembro de 2021
CHEGA I Comunicação