O deputado único do Chega na Assembleia Legislativa dos Açores, José Pacheco, defendeu hoje a aposta na diversificação agrícola para aproveitar as características únicas do arquipélago e conseguir “fixar mais jovens” na região.
“Temos de explorar a diversificação agrícola. Nós temos um clima único, temos um solo único, temos uma localização geográfica única e um clima ameno todo o ano. Há que saber tirar proveito disso”, declarou à agência Lusa.
José Pacheco iniciou hoje uma visita à ilha Terceira, onde passou pela exploração de café biológico Coffee Cabana.
“Temos de começar a vislumbrar outras produções, outras coisas que possam ser viáveis [além da pecuária]. Eu já tinha falado no café numa intervenção no parlamento e está demonstrado que o café aqui pode ser uma mais-valia em termos económicos”, exemplificou.
José Pacheco deu também o exemplo do chá produzido na região, que disse ser um “produto único que precisa de ser valorizado”.
O deputado defendeu ainda que os produtos regionais “não podem entrar em concorrência” com os produtos “comerciais que são fabricados de forma industrial” e comercializados em “grande escala”.
O parlamentar do Chega/Açores disse ser necessário “saber encontrar os nichos de mercado”, uma vez que os produtos biológicos “têm de ser mais caros” para serem “rentáveis”.
“Temos de começar a ter um produto diferenciado. Um produto valorizado. Até para atrair um turista diferenciado com uma carteira mais recheada. Temos tudo para que estas ilhas tenham uma grande qualidade de vida, para fixarmos os nossos jovens e dar futuro aos nossos filhos”, afirmou.
O Chega, juntamente com a IL e o deputado independente Carlos Furtado (que foi eleito pelo Chega), suporta parlamentarmente o Governo dos Açores de coligação PSD, CDS-PP, PPM.
Fonte: LUSA e AGROPORTAL