Nos Açores existem mais de 3.200 beneficiários do RSI em idade ativa e quase 4.000 desempregados inscritos.
Ao mesmo tempo, ouvimos diariamente empresários da agricultura, construção, restauração, comércio e turismo dizerem que não conseguem encontrar trabalhadores.
A pergunta impõe-se:
O que está a falhar?
Falta fiscalização? Falta formação? Falta exigência? Ou temos um sistema que falha simultaneamente quem procura trabalho, quem cria emprego e quem paga impostos?
O CHEGA Açores defende uma regra simples: apoio para quem precisa, mas responsabilidade para quem pode trabalhar.
Porque a verdadeira justiça social não é criar dependência. É criar oportunidades, valorizar o trabalho e garantir que quem trabalha não é tratado da mesma forma que quem nada faz.
Quem trabalha tem de voltar a ser valorizado nos Açores e não quem não tem vontade de trabalhar.

