A deputada Hélia Cardoso questionou hoje, na Comissão de Assuntos Sociais, a nova Presidente do Conselho de Administração do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), Paula Macedo, a propósito das obras da reabilitação do edifício após o incêndio em Maio deste ano.
A parlamentar quis saber quando iriam avançar as obras e se o plano funcional, que seria para estar concluído em Outubro, sempre irá cumprir os prazos estabelecidos.
Na resposta, a nova Presidente do Conselho de Administração do HDES indicou que há duas empresas a realizar dois planos funcionais distintos – um deles mais abrangente e garantindo outros perfis assistenciais, que só deverá estar concluído em finais de Dezembro.
Quanto às obras no HDES, Paula Macedo indicou que deverão iniciar-se em 2025, não avançando com uma data concreta para o início da requalificação após o incêndio.
Hélia Cardoso questionou também Paula Macedo acerca da nova equipa do Conselho de Administração do HDES. Paula Macedo indicou que irá acumular o cargo de Presidente do Conselho de Administração e de Directora Clínica até final do ano, garantindo que o Conselho de Administração terá de ter uma “equipa coesa e unida”, embora sem avançar nomes.
A parlamentar questionou ainda sobre o espaço exíguo no serviço de urgência do hospital modular, em comparação com a urgência do HDES, ao que Paula Macedo indicou que o espaço útil da Urgência do Hospital é inferior a 1.000 m2 enquanto a dos módulos já ultrapassa essa área.
As obras de requalificação do edifício do HDES terão sempre de ser alvo de um concurso público, indicou Paula Macedo, dado o avultado investimento necessário, mas as obras de valor mais baixo, a acontecer de acordo com o plano funcional, irão avançando mais cedo.
A deputada do CHEGA questionou ainda a Presidente do Conselho de Administração face ao investimento que será necessário realizar para equipar o hospital modular, indicando a responsável pelo HDES que os equipamentos existentes no edifício do hospital serão para se manter, sendo necessário apetrechar a nova unidade modular com novos equipamentos dimensionados para aquele espaço.
Ponta Delgada, 25 de Outubro de 2024
CHEGA I Comunicação