O Grupo Parlamentar do CHEGA apresentou hoje três votos de congratulação, na Assembleia Legislativa Regional, destacando os feitos dos ginastas Tiago Pinheiro e Matilde Cymbron, que conquistaram a Medalha de Ouro no Campeonato do Mundo Júnior de Ginástica Aeróbica, na prova de pares mistos, do atleta Mateus Jorge, que se sagrou Campeão Nacional de Tiro ao Prato, no escalão de juniores, e elogiando os 25 anos de existência da Aldeia da Cuada, na ilha das Flores.
A deputada Hélia Cardoso elogiou o feito de Tiago Pinheiro e Matilde Cymbron, atletas do Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada, que se sagraram campeões mundiais no Campeonato do Mundo Júnior de Ginástica Aeróbica, na categoria de Par Misto.
Além da medalha de ouro em Par Misto, lembrou a parlamentar, Tiago Pinheiro também se sagrou bi-campeão do mundo na categoria individual masculino do escalão júnior, renovando o título conquistado em 2022.
Num voto extensível ao Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada, Hélia Cardoso destacou as conquistas que os atletas e o clube que representam têm conseguido alcançar, quer a nível nacional quer internacional, garantindo os lugares cimeiros no pódio nas várias competições em que participam.
Já o deputado José Paulo Sousa congratulou o empreendimento turístico da Aldeia da Cuada, pelos seus 25 anos de existência, e pela forma como “tem contribuído de forma inestimável para a valorização da identidade Açoriana, revitalizando a economia local e promovendo os valores da sustentabilidade e da autenticidade”.
O parlamentar lembrou que aquela aldeia, da costa Oeste da ilha das Flores, começou como um projecto pessoal do casal Teotónia e Carlos Silva, mas que “é hoje um símbolo de referência para o turismo sustentável, com diversos prémios e certificações ambientais”.
José Paulo Sousa elogiou ainda o “projecto visionário”, que tem preservado a autenticidade da aldeia que ficou deserta a partir da década de 60 do século passado, e que agora combina “história e natureza de forma harmoniosa”.
A deputada Olivéria Santos destacou os feitos do jovem Mateus Jorge, que se sagrou Campeão Nacional de Tiro ao Prato, no escalão de juniores, na Taça de Portugal de Fosso Universal.
A parlamentar lembrou que foi a primeira vez que atiradores dos Açores participaram numa prova de 200 pratos – número exigido pela Federação Internacional de Tiro com Armas de Caça – sendo que o jovem atleta de 16 anos totalizou 175 pratos. O atleta “vencendo assim o escalão júnior – algo que já não acontecia há mais de 20 anos no Clube Desportivo de Tiro de São Miguel, onde Mateus Jorge é federado há dois anos”.
Olivéria Santos fez saber que o “talento e pontaria afinada” de Mateus Jorge é também um exemplo de “empenho e trabalho árduo” que muito honra os Açores no panorama desportivo nacional e que muito orgulha a família e todos os atletas do Clube de Tiro de São Miguel.
O CHEGA associou-se ainda a um voto de congratulação pelo aumento do número de ligações aéreas entre a Terceira e o exterior durante o Inverno, apresentado pelo CDS-PP, tendo a deputada Hélia Cardoso lamentado que as referidas ligações “tenham sido decididas há relativamente pouco tempo”, não permitindo que os operadores turísticos consigam fazer a venda adequada destas ligações.
Os deputados associaram-se também a um voto de saudação pela celebração do Dia do Animal, no entanto, Francisco Lima destacou que não concordam com algumas partes do voto “que vão no sentido ideológico do PAN, nomeadamente contra as touradas. Uma coisa é o bem-estar animal, outra coisa é usar o Dia do Animal para ideologias extremistas”.
O CHEGA associou-se também ao centenário do nascimento do Padre Manuel Coelho de Sousa, apresentado pelo PSD, tendo a deputada Hélia Cardoso destacado a obra do “padre poeta” e da sua oratória, que também se dedicava a escrever enredos para danças de Carnaval.
Horta, 16 de Outubro de 2024
CHEGA I Comunicação