CHEGA ALERTA PARA IMPORTÂNCIA DE DIVIDIR RECURSOS EM ILHAS COMO SÃO JORGE

52

Os deputados do CHEGA Açores reuniram hoje com o Presidente da Câmara Municipal da Calheta, Décio Pereira, no sentido de perceber as dificuldades de um concelho que detém uma das cinco zonas mais protegidas da União Europeia – a Fajã de Santo Cristo – e onde se concentra mais de 60% da produção do típico queijo de São Jorge.

Aos parlamentares, que estão no segundo dia de Jornadas Parlamentares em São Jorge, foi transmitida a necessidade de requalificação da Fajã de Santo Cristo, uma das mais visitadas e apreciadas na ilha, alertando-se para a importância de salvaguardar a cultura única da amêijoa naquela Fajã. No concelho que é a capital das Fajãs, Décio Pereira indicou aos deputados do CHEGA que aquelas formações lávicas são Reserva da Biosfera, mas precisam de ter vida e não podem ser apenas para visitação.

Alertas para a necessidade de mais investimento no Centro de Saúde da Calheta, que é o mais central da ilha, bem como a recuperação da envolvente do Museu Francisco de Lacerda, foram deixados aos parlamentares.

Para José Pacheco, é preciso ter em consideração que as ilhas têm de dar respostas aos Açorianos, mas também têm de se adaptar à realidade do turismo. Os recursos, financeiros e de promoção, têm de ser divididos entre os dois concelhos, tendo em conta o desenvolvimento da ilha como um todo.

“Temos de tornar estas ilhas atractivas para viver, mas também temos de dar condições a quem cá vive, temos de dinamizar o tecido empresarial, temos de aproveitar aquilo que o turismo nos traz, mas também temos de ter as condições mínimas para quem nos visita”, explicou José Pacheco.

Calheta, 26 de Setembro de 2024
CHEGA I Comunicação