No segundo dia de Jornadas Parlamentares em São Miguel, os deputados do CHEGA visitaram a Queijaria “O Lavrador”, na Covoada, um negócio familiar, que tem apostado em produtos diferenciados.
A unidade fabril labora entre 800 a mil litros de leite diários, tendo perspectivas para aumentar o espaço, no entanto, o proprietário queixa-se da demora na abertura das candidaturas a incentivos ao investimento, e na sua análise, e insuficiência da dotação de verbas para investimento face ao volume de candidaturas apresentadas pelos empresários.
Durante a visita à Queijaria, o líder parlamentar do CHEGA, José Pacheco, elogiou a persistência e resiliência dos pequenos empresários que vão lutando contra a burocracia e contra os serviços oficiais que “levam demasiado tempo para dar resposta a um projecto, os empresários ficam assoberbados em papelada e esperam meses e meses para dar início ao projecto”.
José Pacheco destacou que nos Açores, as pequenas unidades fabris, com produtos diferenciados, devem ser a aposta na Região, para que “quem nos visita e quem aqui vive, consiga ter acesso a produtos tradicionais e regionais e não produtos massificados, que podem ser feitos em qualquer parte do mundo”.
Os deputados do CHEGA na Assembleia Legislativa Regional, acompanhados pelo deputado na Assembleia da República, Miguel Arruda, destacam a importância das pequenas fábricas e do pequeno comércio para o desenvolvimento da economia da Região. “Nós não temos uma economia de escala, somos pequenos, os nossos produtos são de excelência, mas não temos dimensão de mercado para exportar. Portanto, temos de apostar no nosso mercado. Temos de ver os nossos produtos regionais e de excelência nas mesas dos nossos restaurantes, nas nossas mercearias. Os turistas, quando nos visitam, querem conhecer os nossos produtos e é nisso que temos de apostar”, reforçou José Pacheco.
No segundo dia de Jornadas Parlamentares em São Miguel, os deputados vão visitar durante a tarde a freguesia da Ribeira Quente. Amanhã terá lugar o I Arraial Familiar do CHEGA Açores, no Pinhal da Paz, que encerra as Jornadas Parlamentares em São Miguel.
Covoada, 6 de Setembro de 2024