O CHEGA requereu hoje à Assembleia Legislativa Regional uma cópia do estudo prévio para a ampliação da pista do aeroporto da ilha do Pico.
Num requerimento já enviado, os parlamentares questionam as conclusões do estudo prévio – adjudicado em Abril de 2023 – que, aparentemente já foi entregue, mas não foi divulgado pelo Governo Regional. “Apenas foi indicado pela Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas que a ampliação da pista iria encontrar obstáculos e não iria adiantar realizar esse aumento da pista”, refere o documento.
Os parlamentares lembram que os três autarcas da ilha do Pico já se manifestaram descontentes com os resultados preliminares divulgados pelo Governo, referindo que houve um “compromisso político” assumido pelo Governo Regional para ampliação da pista daquele aeroporto.
No requerimento, os deputados do CHEGA alertam que “os condicionalismos ao nível da operacionalidade dos aviões colocam em causa o potencial do aeroporto do Pico e o desenvolvimento da ilha” e salientam que “o aumento da extensão da pista iria permitir a operação de toda a frota da SATA sem limitações”.
O líder parlamentar do CHEGA, José Pacheco, indica que “pretendemos saber mais pormenores deste estudo prévio para percebermos se, efectivamente, adianta ou não ampliar a pista”. Para a Região poder decidir politicamente, “é preciso termos todas as informações para se poder decidir, não podemos é dizer que o estudo revela obstáculos e não se divulgar esses obstáculos”, concluiu.
Ponta Delgada, 20 de Junho de 2024
CHEGA I Comunicação
#chegaaçores #ChegaAçores #JoséPacheco #josepacheco #OliveriaSantos #FranciscoLima #HeliaCardoso #JosePauloSousa #partidochega #andréventura #CHEGA #andreventura #NãoNosCalarão #SomosATuaVoz #Açores