GOVERNO NÃO TEM PROTEGIDO OS PESCADORES DOS AÇORES, ACUSA O CHEGA

22

No debate sectorial sobre pescas, o deputado José Pacheco acusou o Governo Regional de não proteger os pescadores e de querer acabar com as pescas na Região. “Isto é algo que tem preocupado o CHEGA e os nossos pescadores, e que temos de resolver com seriedade, frieza e protegendo os nossos pescadores”, reforçou o parlamentar.

José Pacheco falava a propósito da intenção do Governo Regional de transformar em áreas marinhas protegidas 30% do mar dos Açores, revelando que os pescadores “são os primeiros a dizer que temos de proteger o nosso mar”.

São os próprios homens do mar, “e não apenas alguns do politicamente correcto e os ambientalistas simplórios”, que querem proteger o seu ganha-pão e garantir que a sua profissão tem futuro, além de quererem ver o pescado mais valorizado.

“Mas os pescadores também dizem que não podemos limitar o nosso mar aos nossos pescadores, e abrir a porta a todos os pescadores de outros países que vêm usufruir do nosso mar. Isto está completamente errado”, avançou José Pacheco que entende que se deve proteger o mar, “mas também se deve proteger os nossos pescadores”.

Uma vez que, recentemente, o Presidente do Governo Regional assumiu que os Açores têm de passar de uma indústria extractiva para uma indústria contemplativa, “têm de assumir – e dizer com todas as letras aos pescadores – que querem acabar com a pesca nos Açores”, reforçou José Pacheco.

“Na visão do CHEGA, as pescas não podem continuar a ser sistematicamente esquecidas, indo naquilo que é politicamente correcto e em modinhas. Temos de proteger os nossos pescadores e isso não tenho visto ser feito”, rematou o parlamentar.

Horta, 22 de Novembro de 2023
CHEGA I Comunicação