É URGENTE PROTEGER AS FAMÍLIAS CONTRA AS DROGAS

18

O deputado José Pacheco voltou hoje a dar destaque à necessidade de um combate efectivo e eficiente às dependências na Região. No debate sectorial da saúde, o parlamentar reforçou a necessidade urgente de se “combater o grande flagelo que são as drogas, principalmente as sintéticas. Algo que temos inúmeras vezes falado e infelizmente não temos visto nada de concreto”.

Desta forma, José Pacheco questionou directamente a Secretária da Saúde, Mónica Seidi, acerca do plano que o Governo tem previsto para o futuro ao nível do combate às dependências. “É um problema grave, que não é fácil de resolver, mas tem de se resolver, até em articulação com outras secretarias”, ressalvou José Pacheco.

“O que vai fazer o Governo quanto ao combate a este flagelo? A verba inscrita é suficiente?”, questionou.

Além do combate às dependências, José Pacheco aflorou as questões já levantadas pelo CHEGA ao nível da saúde: a instalação de urgências no centro de saúde de Ponta Delgada – único em São Miguel que não possui esta valência, apesar de ser o que mais utentes serve; a requalificação da rede de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) no centro de saúde da Madalena do Pico; os carros de bombeiros para várias associações – que foram negociados em sede de Orçamento para 2022, mas ainda não chegaram à Região; ou mesmo a implementação do cheque-saúde – proposto pelo CHEGA e aprovado na Assembleia Legislativa Regional, depois de não ter sido implementado pelo Governo após negociações para o Orçamento de 2023.

Horta, 21 de Novembro de 2023
CHEGA I Comunicação