CHEGA CHAMA VASCO CORDEIRO E DUARTE FREITAS À COMISSÃO DE INQUÉRITO À GESTÃO DA SATA

38

O CHEGA pediu hoje para ouvir, em sede de Comissão de Inquérito à gestão da SATA desde 2013 até 2022, o anterior Presidente do Governo Regional – Vasco Cordeiro – e o actual Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública – Duarte Freitas.

O deputado José Pacheco apresentou hoje os dois nomes do anterior e do actual responsável pela gestão da SATA, por considerar que as Comissões de Inquérito “servem para apurar responsabilidades políticas”, principalmente numa matéria “que levou a prejuízos de largas centenas de euros”.

Para o CHEGA torna-se fundamental que, além dos responsáveis pelos sucessivos Conselhos de Administração da companhia aérea, sejam também ouvidos os responsáveis políticos nas datas em apreço, para avaliar a relevância das decisões do accionista único da SATA nos prejuízos.

De referir que a Comissão de Inquérito à Gestão do Grupo SATA entre 2013 e 2022 foi proposta pelo CHEGA na Assembleia Legislativa Regional e subscrita pelo PSD, CDS-PP, PPM e IL, após ser conhecida uma auditoria do Tribunal de Contas à SATA.

Um documento, que abrangeu o período entre 2013 e 2019, que revelou prejuízos acumulados do Grupo SATA de 260 milhões de euros. Durante esse período, o passivo do Grupo passou de 199 milhões para 465 milhões de euros, verificando-se também algumas decisões estratégicas que causaram sérios prejuízos para o Grupo SATA.

Ponta Delgada, 2 de Outubro de 2023
CHEGA I Comunicação