O CHEGA apresentou hoje um voto de congratulação pelos 25 anos da Associação de Desenvolvimento e Solidariedade Social Mariense, Salvaterra, de Santa Maria, pelo papel que tem vindo a desempenhar no desenvolvimento daquela ilha.
Fundada em 1998, a Associação Salvaterra iniciou a sua actividade com a criação de dois ATL’s – um em Vila do Porto e outro em Almagreira – tendo criado depois o Centro de Informática de Vila do Porto.
Tendo por objectivo apoiar os públicos mais desfavorecidos, são criadas novas valências, no Centro de Recursos Comunitários, que abriu portas em 2004, inicialmente destinadas à integração de beneficiários do Rendimento Social de Inserção, as valências de costura, lavandaria, carpintaria e jardinagem, pretendiam dar ferramentas para que estas pessoas conseguissem desenvolver competências para rentabilizarem recursos próprios, mas também promovendo uma aproximação ao mercado de trabalho.
Na apresentação do voto de congratulação, o deputado José Pacheco lembrou a criação também do Atelier do Sapateiro, que é único espaço semelhante na ilha, e do Centro de Convívio de Idosos de Santo Espírito, que funciona na Escola de Santo António.
“Uma resposta social de apoio a actividades sociais, recreativas e culturais, organizadas e dinamizadas com participação das pessoas idosas, residentes nas freguesias rurais”, lembrou José Pacheco que acrescentou a inauguração da Loja Social, no centro de Vila do Porto, em 2013.
O CHEGA lembrou ainda que com a cedência de um novo espaço à Associação, foi possível acrescentar um atelier de tecelagem e de tratamento de lã que ajuda a manter viva uma das tradicionais actividades daquela ilha, através da lã de ovelha, que dá vida a mantas, tapetes e peças com motivos de decoração tradicional, disponíveis na Loja Social.
Horta, 14 de Setembro de 2023
CHEGA I Comunicação