“temos de resolver este grande elefante no meio da sala, que é a SATA Internacional, que tem custado largos milhões de euros aos Açorianos”.
O deputado José Pacheco esteve hoje presente na abertura das propostas do concurso para a privatização da Azores Airlines, tendo sido submetidas duas propostas.
No final da abertura do concurso, o parlamentar destacou que vê com alguma satisfação que tenham aparecido duas propostas, “porque até suspeitávamos que o concurso ficasse deserto. Portanto é positivo que tenham aparecido dois interessados”.
José Pacheco reforça que, tal como o CHEGA já tem vindo a proclamar ao longo dos últimos tempos, “temos de resolver este grande elefante no meio da sala, que é a SATA Internacional, que tem custado largos milhões de euros aos Açorianos”.
Apesar de duas propostas terem sido apresentadas, o concurso ficou suspenso durante cinco dias úteis uma vez que as propostas que deram entrada foram idênticas. “Vamos ver o que acontece daqui para a frente”, afirmou o parlamentar que se mostrou satisfeito por ter havido dois interessados.
O concurso público para a privatização da Azores Airlines recebeu duas propostas, uma apresentada pelo Atlantic Consortium e outra pelo consórcio NewTour/MSAviation, ambas oferecendo 6,50 euros por cada acção, totalizando perto de cinco milhões de euros.
Em Março foi aberto o concurso público de privatização da Azores Airlines, que previa uma alienação de, no mínimo, 51% e, no máximo, de 85% do capital social da companhia responsável pelas ligações dos Açores com o exterior. Ao longo deste período foi conhecida “uma grande procura” dos cadernos de encargos que terá sido pedido por cerca de 30 entidades, mas na prática apenas dois consórcios apresentaram hoje propostas.
De acordo com o relatório das demonstrações financeiras do primeiro trimestre de 2023 das empresas do Grupo SATA, registaram-se 23 milhões de euros negativos na SATA Internacional e 7 milhões na SATA Air Açores. Na prática, de acordo com o mesmo relatório, o passivo da Azores Airlines cresceu 108,7 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, em termos comparativos com período homólogo de 2022.
Ponta Delgada, 31 de Julho de 2023
CHEGA I Comunicação