EDUCAÇÃO NÃO PODE SER OLHADA COMO CUSTO, MAS COMO INVESTIMENTO NO FUTURO (VIDEO)

38

A educação “é e tem de continuar a ser o pilar da nossa sociedade”, porque estão em causa as futuras gerações de Açorianos que dependem de investimento nesta área para que consigam uma maior valorização.

Desta forma, a educação “não pode ser olhada como um custo, mas sim como um investimento no futuro”, reforçou o deputado José Pacheco a propósito da discussão do Regime Jurídico de Criação, Autonomia e Gestão das Unidades Orgânicas do Sistema Educativo Regional. Para o parlamentar “a valorização das pessoas é fundamental em qualquer profissão”, lembrando ser imprescindível a valorização do trabalho de um professor. “É necessário retirar carga burocrática aos professores”, lembrando José Pacheco que argumentou que os professores têm muitas vezes de assumir tarefas que muitas vezes levam para casa.

Na educação, e direitos dos professores, o consenso com sindicatos é importante, e na Região tem sido feito um esforço – entre Governo, Sindicatos e Assembleia Regional – “para chegarmos a pontos comuns”, nomeadamente, tal como já se falou num pacto para a educação “que tem de existir” para se alcançar uma melhoria nesta área fundamental.

Além disso, a dinâmica que a educação tem, deve ter e precisa ter, implica investimento. “A educação não pode ter cifrões a impedir o seu progresso. Tudo o que pudermos investir na educação é muito bem investido, ao contrário do que já investimos noutras áreas que não são tão palpáveis”, referiu José Pacheco.

“A educação tem de ser uma prioridade para todos os açorianos”, defendeu o parlamentar.

Horta, 18 de Abril de 2023
CHEGA I Comunicação