CHEGA PRESTA HOMENAGEM À FILARMÓNICA ESTRELA DO ORIENTE DA ALGARVIA

62

O deputado José Pacheco apresentou hoje, na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, um voto de congratulação pelos 145 anos da Filarmónica Estrela do Oriente, da freguesia da Algarvia, concelho do Nordeste. Uma Filarmónica que iniciou o seu percurso com a denominação Lira de Nossa Senhora do Amparo, em 1878, e que depressa despertou o interesse e o gosto pela música também nas freguesias vizinhas, crescendo ao longo dos anos.

Mas, em 1905, após o dia 8 de Setembro – quando se assinala o dia da padroeira – a banda fechou portas deixando a freguesia mais pobre. No entanto, em 1906, por altura do Cortejo dos Reis – uma tradição na freguesia da Algarvia – os antigos músicos juntaram-se por iniciativa própria para dar continuidade ao referido cortejo. “Era pároco da freguesia o padre Dinis Machado que se encarregou de convencer aqueles músicos que se juntaram de forma espontânea, a formar de novo uma instituição. Deu-se seguimento à banda, que foi renomeada Filarmónica Estrela do Oriente, por ter coincidido com o Dia da Epifania do Senhor”, referiu o deputado José Pacheco na leitura do voto.

Continuando a apostar na formação musical de jovens, bem como na recuperação e divulgação do património musical micaelense, a Filarmónica Estrela do Oriente foi declarada Instituição de Utilidade Pública em 1996 “e conta actualmente com músicos de praticamente todas as freguesias do Nordeste, contabilizando quase quatro dezenas de intérpretes”, lembrou o CHEGA que reforçou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por esta banda filarmónica do concelho do Nordeste.

José Pacheco destacou a importância de se manterem a funcionar as bandas filarmónicas nas freguesias, sob pena de se perder uma das mais genuínas representações da cultura açoriana. O voto de congratulação foi aprovado por unanimidade.

Horta, 7 de Março de 2023
CHEGA I Comunicação