CHEGA AÇORES INSURGE-SE CONTRA INFORMAÇÕES FALSAS TRANSMITIDAS PELA RTP AÇORES

110

ESCLARECIMENTO

No seguimento de uma notícia emitida ontem, dia 29 de Janeiro de 2023, no Telejornal da RTP/Açores, o CHEGA Açores vem esclarecer que o deputado José Pacheco tem inerência na Direcção Nacional do CHEGA, estando – como sempre – ao lado do líder do partido, André Ventura, como se viu neste V Congresso onde André Ventura demonstrou, uma vez mais, estar ao lado dos Açores, dos açorianos, de José Pacheco e de toda a estrutura regional do partido.

Mais se esclarece que, estando directamente integrado na Direcção Nacional por ser Presidente de uma delegação regional do partido, José Pacheco não pode ocupar dois cargos directivos ao mesmo tempo.

Desta forma, José Pacheco mantém-se como líder do CHEGA Açores e mantém-se na Direcção Nacional, como vinha acontecendo até aqui, apenas não acumula o cargo de Vice-Presidente devido aos estatutos do partido agora em vigor.

Esclarece-se ainda que os anteriores Estatutos – que permitiam que um membro por inerência da Direcção Nacional acumulasse outros cargos na Direcção do partido – foram, entretanto, chumbados pelo Tribunal Constitucional e vigoram agora os estatutos de 2019.

Desta forma, o deputado eleito pelos Açores tem lugar cativo na Direcção Nacional, por inerência, estando ao lado da reforçada liderança de André Ventura.

O CHEGA Açores esclarece que o facto de deixar de ser Vice-Presidente nada tem a ver com o acordo de incidência parlamentar que existe no arquipélago entre o governo de coligação PSD, CDS e PPM, e o CHEGA Açores, ao contrário do que dá a entender a RTP/Açores na referida reportagem que transmite imagens e declarações fora do contexto da notícia, o que consideramos ser uma campanha de desinformação e perseguição.

O CHEGA Açores considera lamentável que a RTP/Açores transmita informações falsas e que induzam em erro os Açorianos, devendo aquele órgão de comunicação social primar pela isenção e rigor que deve orientar quem tem a missão de informar.

Trata-se, portanto, de repor a verdade face à forma como a RTP/Açores tem vindo a tratar o CHEGA, muitas vezes sem procurar o contraditório ou mesmo lançando informações que não correspondem inteiramente à verdade.

O CHEGA Açores sente que, diariamente, tem necessidade de lutar contra as campanhas de desinformação que têm acontecido em relação ao partido – algumas até já deram origem a processos em tribunal e queixas para a Entidade Reguladora para a Comunicação Social – havendo necessidade de se perceber o motivo de tais campanhas, os seus responsáveis e os seus mandantes.

Neste sentido, o CHEGA Açores exigirá que se apurem responsabilidades, de modo que os responsáveis pela informação na RTP Açores sejam punidos pela transmissão destas e de outras informações falsas e imagens manipuladas que têm vindo a prejudicar o partido, a imagem pública do CHEGA Açores bem como o bom nome e a reputação do líder do CHEGA Açores, José Pacheco.

Ponta Delgada, 30 de Janeiro de 2023
CHEGA I Comunicação