O deputado José Pacheco esteve reunido na Assembleia da República com o Grupo Parlamentar do CHEGA, onde foram abordadas várias questões relacionadas com os Açores.
Na reunião, o deputado José Pacheco voltou a reforçar a necessidade de se reverem alguns dos assuntos que dependem da Assembleia da República para melhorarem a vida dos Açorianos. Em concreto, falou-se do fim de vida dos cabos submarinos e da sua substituição, que poderá passar por desviar, de São Miguel para a ilha Terceira, a principal ligação do designado Anel CAM (Continente-Açores-Madeira) nos Açores.
Outra das questões abordadas, prende-se com o subsídio social de mobilidade para passageiros residentes nos Açores. O CHEGA Açores tem vindo a defender o fim da burocracia envolvida em todo o processo de reembolso das passagens aéreas dos Açorianos, já que apesar de custar no máximo 134 euros a cada residente para viajar de e para o continente, por vezes é preciso desembolsar muitos euros a mais para depois da viagem haver o reembolso. Uma situação que José Pacheco já denunciou várias vezes por acreditar que “prejudica muitas famílias açorianas que não têm disponibilidade financeira para pagar, à cabeça, quantias exorbitantes por uma passagem aérea”.
A necessidade de um novo estabelecimento prisional em São Miguel e os sucessivos avanços e recuos que a obra já motivou, também foi abordado na reunião mantida entre o deputado José Pacheco e o Grupo Parlamentar do CHEGA na Assembleia da República.
No final do encontro, ficaram asseguradas uma série de acções conjuntas entre os deputados na Assembleia da República e o deputado da Assembleia Legislativa dos Açores, nomeadamente alguns encontros e fóruns de discussão que serão organizados no Arquipélago com a presença dos deputados nacionais do CHEGA.
Lisboa, 27 de Janeiro de 2023
CHEGA I Comunicação